400 ml de leite morno (pode ser leite desnatado) - cuidado para que a temperatura não seja muito quente
2 ovos inteiros (em temperatura ambiente)
3 tabletes de 15 gr cada de fermento (em temperatura ambiente)
100 ml de óleo
1 xíc de açucar
1 kg de farinha de trigo (sem fermento) - reserve 1 xicara e só use-a se for necessário)
2/3 colher sopa de sal
Modo de fazer:
Unte com oleo ou margarina 2 formas de pão (27x11).
Coloque no liquidificador todos os ingredientes menos o sal e a farinha (o sal prejudica a fermentação). Bata até obter consistência líquida cremosa e espumosa.
Despeje este líquido em uma bacia e adicione AOS POUCOS a farinha de trigo, misturando com uma colher de pau. Reserve uma xicara de farinha para adicionar ao final juntamente com o sal.
A massa ficará macia e um pouco pegajosa.
Ligue o forno em temperatura baixa por alguns minutos e desligue-o (o pão será colocado no forno levemente aquecido para descansar e crescer).
Enfarinhe uma superficie e sove a massa com carinho até que ela desgrude das mãos. Só em ultimo caso adicione o restante da farinha, lembrando que o pão ficará mais leve e fofo com menos farinha.
Divida a massa em duas partes iguais e, enfarinhando novamente a superfície, abra cada uma delas com um rolo (a massa ficará macia e lisa). Enrole os pães no tamanho da forma. Coloque na forma e leve ao forno pre aquecido (morno) para descansar por 30/40 minutos. A massa deve crescer lisa e arredondada. Se ela não crescer, não se preocupe, pois crescerá quando for assada.
Pincele uma gema de ovo nos pães e coloque para assar em forno a temperatura de 180º C (não preaqueça o forno, pois o pão crescerá mais na temperatura baixa inicial). Asse por 30 a 50 minutos. Quando sentir o cheirinho do pão assado, cheque a coloração do pão para determinar o tempo necessário.
Deixe esfriar alguns minutos dentro ou fora do forno. Retire da forma e termine de esfriar em um rack (para que não junte umidade no pão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário